Porque gosto tanto de utilizar uma cargo-bike no meu commute?

Não é segredo nenhum de que ando de bicicleta para todo o lado desde 2008.

Assim como não é segredo de que adoro cargo-bikes e que me apaixonei pelo conceito da xtracycle e que decidi transformar a minha bicla numa longtail

















A bicla assim permite-me circular de bicicleta para todo o lado: desde as pequenas voltas, compras, assim como viagens e até o commute diário

Já cheguei a referir que permite andar de bicicleta com o mind-set de quem tem carro! (nem era o meu caso). Mas é mais fácil e por vezes só mesmo assim é possível dar boleia a alguém, levar os 2 miúdos à escola, carregar certas coisas, sem arriscar muito. 

Ainda anteontem o meu dia-a-dia seria muito difícil sem uma longtail:

Vim do trabalho e na bicicleta carregava o habitual: câmara de ar e kit ferramentas básico, cadeado, impermeáveis, muda de roupa e a marmita (já vazia). Cheguei à escola para buscar o Gustavo e reparei que tinha trazido a bola de basquete! Ele subiu para a bicicleta com a mochila às costas (ele pesa 30Kg, a mochila já deve pesar uns 5 ou mais), pôs a bola nos alforges e lá fomos. Subimos 1 km até à escola da Mariana. Subiu tb para a bicicleta mais a sua mochila e a barbie bailarina. Pedalámos outro kilómetro até chegar à banca da PROVE onde comprámos aos nossos amigos agricultores um cabaz de 6Kg mais uns brindes que nos ofereceram. E com isto o Gugas foi a pé e nós na bicla nos últimos 500 metros até casa.

A bicla carregada e parada apenas num descanso lateral normal.


O cabaz da PROVE, mochila, bola basket, impermeável, patati, patata...

...e dois miúdos, outra mochila, a marmita!!!


Conseguia fazer isto com outra bicla? 

Conseguiria...mas não era DEFINITIVAMENTE a mesma coisa!




4 comentários:

Miguel Barroso disse...

Opá, eu investi há uns anos no Kick-back, e não quero outra coisa... com os miúdos lá sentados em cima, com o descanso lateral era simplesmente um stress, pois eles não param quietos!

Mas não há dúvida que uma Xtra, é outra coisa!

Já ando há muito tempo a pensar em electrificar a coisa, pois eles estão os dois pesados (quase 30kg cada), e percursos como Miraflores-Carnaxide ou Miraflores-Alto do Restelo (que fazemos todas as semanas), são simplesmente impossíveis de fazer com eles lá atrás - e em hora de ponta já de noite, impensável de fazer com eles nas suas bicicletas.

Estou à espera que isto seja comercializado, pois é a instalação mais leve e "transparente" que já vi, para não falar que o preço previsto será mais acessível do que outras soluções de qualidade disponíveis: https://www.facebook.com/VELOGICALengineering/posts/689690441093613

Gonças disse...

Interessante! Tenho um descanso central do decathlon e vou tentar colocar na bicla...o kickback é MUUUUITO pesado, apesar de ter aspeto bastante robusto!

Eu já pensei em electrificar e com a venda da mota até ponderei um bionx usado...mas é muito peso, muito caro e o carregador não é standard! Entretanto tenho estado a espreitar os BAFANG! Vou ver esse da velogical q tem bom aspecto!

Miguel Barroso disse...

Nunca pensei no peso do Kickback:-P

Quanto ao peso do kit da Veloginal, é imbatível: 1.6Kg, inclui motores e bateria!!!! e funciona "on-demand", ou seja, carregas num botão, e desactivas o kit por completo, afastando-o da roda, e sem qualquer arrasto. Como eles dizem, uma bicicleta continua a ser uma bicicleta.

Gonças disse...

Sim, estive a ver os specs, mas quero ver mesmo ao vivo...esse peso, o preço que dizem mais baixo e a autonomia. Andei a testar o BionX e eu preciso do apoio elétrico apenas em 2 ou 3 pequenos troços, ou qdo dá muito vento. O problema era "alancar" com todo o peso do conjunto o resto do tempo! Assim, mesmo não sendo pedelec, é muito atrativo!