8 razões para transportar os miúdos de bicicleta no dia-a-dia

Andar de bicicletas para muitos já é assustador ou quase impossível para muitos, com miúdos então é a gota de água! Não consigo, não dá, que medo, etc., etc.,etc. (a TVI ajuda no resto ;o)

Mas a Techoearthmama uma mãe web 2.0 que anda de bicla para todo o lado, dá-nos 8 razões para o fazer, as quais eu subscrevo e por isso traduzo-as aqui:

É divertido!
O fun-factor é determinante! Por vezes chove ou está muito ventoso e frio e não dá vontade de sair de casa de bicla, mas o segredo é aceitar e fazer as pazes com o mau-tempo.
A technomamma conta que cantam músicas sobre a chuva “If all the raindrops were lemon drops and gumdrops, oh what a rain that would be!”. O Gugas adora beber água da chuva!
Já quando está sol vamos absorvendo a vitamina D para fixar o cálcio...e as cantarias não acabam. A nanny (Mariana) vai aos berros "O Manel tinha uma bola..."
Poupa dinheiro!
Uma família pode poupar um segundo carro com todas as despesas associadas. (crédito, seguro, gasolina, manutenção). As despesas com a bicla e a sua manutenção são valores marginais comparados com os de um carro. E com uma oficina comunitária perto de si até se transforma numa festa!

Reduz a dependência do petróleo.
O que é o mesmo que dizer que aumenta a resiliência.

Reduz a poluição sonora e do ar
Não é preciso dizer nada pois não? O Gustavo diz que o que menos gosta no andar de bicicleta é o barulho dos carros.

“First dibs on free boxes!”
Esta é muito anglo-saxónica. Por aqui temos jornais gratuitos, mas distribuem-nos aos condutores, mas é nos acessos aos TPs que eles são mais difundidos. Assim como algumas promoções como pastilhas, bolachas, chás, sacos de pano, etc.
Mas acrescento que permite conversar e acenar a quem vai no passeio com muito mais facilidade e qualidade ;o)

Dá um excelente exemplo aos teus filhos
Pensas que os meios de transporte suaves são uma boa ideia? que juntam todos os benefícios atrás retratados? Então que melhor maneira para passar esses valores para o teu filho do que pelo exemplo?
Até porque muitos - a geração banco de trás - nem fazem ideia de que isso é possível! Nunca o fizeram!

Encoraja outros a fazer o mesmo.
O comportamento gera comportamento. Isto é verdade, muita gente foi-se juntando à medida que me vêm a fazê-lo. O que nos leva ao próximo ponto:

Torna a estrada mais segura para todos.
O local mais perigoso da minha jornada é perto da escola do meu filho. Se toda a gente acha que é perigoso andar de bicicleta na estrada que tal não contribuir para que isso aconteça? Nas Massas críticas por Lisboa chegam a circular crianças de 10 anos na rotunda do Marquês Pombal em plena hora de ponta....perigoso? não no meio de tanto ciclista!
SIGA!
Em Linda-a-Velha vamos organizar uma kidical mass com frequência mensal ao mesmo tempo que uma cicloficina. Não percam a oportunidade de tentar e aprender a fazê-lo. Assim como a oportunidade de tirar dúvidas, perguntar a quem já o faz, qual a melhor maneira de o fazer!!!

Para tirar dúvidas na net

5 comentários:

anabananasplit disse...

Yah, uma Kidical Mass seria um espectáculo! :-D Na última reunião da MUBi, o Tiago, guardião da Língua Portuguesa de serviço, atirou "Massa Miúdica" como alternativa. Eu gostei! ;-)

anabananasplit disse...

Yah, uma Kidical Mass seria um espectáculo! :-D Na última reunião da MUBi, o Tiago, guardião da Língua Portuguesa de serviço, atirou "Massa Miúdica" como alternativa. Eu gostei! ;-)

Gonças disse...

Já fizémos uma, agora com frequência será a primeira vez!

Outras propostas:

Massa chavalística ou chaválica
Massa criancica
Arroz de míudos

:oP

Kathleen McDade disse...

I can't write in Portuguese, but I'm delighted that you found my post useful. Good luck with your Kidical Mass!

Gonças disse...

Thanks Kathleen. Off course is usefull! II'm never tired of promoting bike commuting, specially with kids.