Só mudamos quando levarmos a crise a sério!

""Acontece que me apaixonei por um carro...". Cristina Tavares, professora de geografia de 54 anos, comprou um Fiat 500 em Junho de 2010 e confessa que a decisão de trocar o seu velho Hyundai Atos de 11 anos por um descapotável novinho em folha não foi um acto racional, nem teve motivações económicas.

Apesar de tudo, a professora admite que, durante os próximos anos, "todos vamos empobrecer". Por isso, o melhor foi avançar desde logo para o investimento neste automóvel de 20 mil euros.

Cristina Tavares foi um dos portugueses que, em 2010, ajudaram o mercado automóvel a ter as melhores vendas de ligeiros de passageiros desde 2002, com um total de 228.574 carros comercializados. Portugal terá registado também uma das subidas mais elevadas da Europa a 15. Os últimos dados disponíveis indicam que ficou em segundo lugar dessa tabela entre Janeiro e Novembro, apenas ultrapassado pela Irlanda (ver infografia).

Estes são números surpreendentes num ano que ficou marcado por três Programas de Estabilidade e Crescimento (PEC) e pela discussão de um Orçamento do Estado para 2011 ainda mais austero. Será o aumento das vendas automóveis uma simples antecipação de compras, devido ao fim dos incentivos ao abate e do aumento do IVA este ano? Ou é um sinal de que a economia não vai assim tão mal, pelo menos na cabeça dos portugueses?
"

A pobreza de espírito é enorme e é uma professora. Podem ler o resto da notícia aqui, que acaba assim:

"Os fabricantes acreditam que ainda haverá portugueses como Cristina Tavares, a correr aos stands por um acto de paixão."

Sem comentários: