Assistência eléctrica

Eu e o Bruno trocámos de ginga por um dia. Ele ficou com a Timberlina e eu com a nova Surly Big Dummy com kit free radical da xtracycle e assistência eléctrica BionX.

Depois de todas as dicas de funcionamento do BionX e tal, parti. A Big Dummy é robusta e com a assistência eléctrica fica bem pesada (o kit pesa quase 10Kg). A primeira cena que gostei e vou incluí-la mesmo nos pontos fortes da bicla foi a escolha dos pneus. "Ca tótó", é o que devem estar a pensar: com tanta cena fixe e é aos pneus que ele liga! Meus amigos não são uns pneus quaisquer, são os Big Apple da Scwalbe! Os pneus são MASSIVE, parecem mesmo uns balões. No site deles dizem que têm suspensão incluída ;o). O subir e o descer as escadas é completamente diferente, é tudo "abafado" pelo pneu! A surly é toda rígida, mas parece ter umas mini-suspensões! COOL!


Estava na Estrela e aproveitei para atravessar o jardim em modo relax! Depois fui em direcção à Infante Santo. É um motor que assiste a pedalada, por isso e ao contrário de uma scooter eléctrica só funciona quando se pedala (o sensor é interno ao motor) e deixa de o fazer aos 25Km/h (imposição legal na Europa).



Tem um pequeno mostrador que mostra a velocidade, media, odómetro, horas, etc., o "esforço" do motor e o modo (vai de -4 a 4 passando pelo zero). Os valores negativos fazem inércia e é um modo regenerativo, ou seja é como se estivessemos a travar com o motor e a carregar um pouquito a bateria, no zero o motor está desligado e do 1 ao 4 vai aumentando a força aplicada na pedalada.


Com o motor no 4, os arranques são brutais, aliás os primeiros 10 metros dos semáforos em que páro são todos meus ;o)

A descida da Infante Santo pede um modo regenerativo. Uma descida brutal e quase sem aplicar o travão. Existe um pequeno sensor no travão direito que aplica o modo regenerativo no momento da travagem....a travagem é assistida e digo-vos é BRUTAL. Podem juntar à lista dos pros: os pneus, os arranques nos semáforos e a travagem assistida!

Quanto mais pedalada na descida mais força fazia o motor e menos andava eu...UFA.

Continuei a pedalar ao longo do rio e mesmo com vento contra lá ia eu. Como era novidade andava a experimentar a coisa e ligava, desligava, punha e tirava a assistência, argh, deixei-me disso e coloquei em modo "motor sempre ligado" e controlava era o pedal. O que acontecia é que andava sempre à margem dos 25Km/h. É o limite da assistência e por isso deixava descair um pouco a velocidade e aplicava mais força o que fazia arrancar o motor e zás, alta empurrão, mais umas pedaladas até fazer diminuir a velocidade, etc., etc. (Quando o motor deixa de assistir parece que estamos a travar, tal é o peso da bicla e a sensação que o motor transmite.)



Chegando a Pedrouços e para aproveitar o motor meti-me pelo viaduto. Em subida a ajuda é preciosa, continuei à mesma velocidade, sim 25Km/h com uma bicla com sei lá 30 Kg??

Em Algés meti-me pelo Junça, uma subida de 2 Km que faço todos os dias a 10Km/h ou menos. Fi-la em 2 minutos...sempre a 25Km/h e a subir as mudanças eheh!!! Os carros ficavam marafados a olhar para o "je" naquela bisga. E eu tinha um sorriso de orelha a orelha...é fenomenal!

E enganem-se os puristas pois cheguei bem suado e com as pernas contraídas. Para ter assistência do motor há que fazer força no pedal! A diferença é o tempo médio que se faz na viagem! Demorei 23 minutos da Estrela a Linda-a-Velha.

WOW.

À noite não andei mas uma dica porreira é que o BionX dá carga para as luzes...porreiro (a menos que a bateria fique descarregada). Por falar nisso, pus a bateria a carregar (vem com transformador incluído) o que demorou para aí umas 3 horas.

No dia seguinte e com a bateria full charged carreguei 3 putos para a piscina. Com carga o motor ajuda bastante. Não desci as mudanças e andei a baixa velocidade com os putos...UFA, o motor não arrancava...não sei como é o sensor, mas convém mexer as mudanças como se houvesse motor :oP.


À tarde circulei pelo alto de Algés, "sem medos" e simulei o percurso diário. Desci a Algés, fui pela docapesca, fiz o percurso ribeirinho até Cais do Sodré.


Fiz tudo em 20 minutos, ou seja equivale ao percurso feito a "abrir" e com vento a favor, mas sem o esforço e a ajuda da ventania!



Chegado ao Cais do Sodré subi sempre a 25Km/h até à praça Luís de Camões eheh, brutal. Dei mais umas voltas e fui beber um café com o meu cunhado na baixa.



Segui depois para o Príncipe Real e andei naquele bairo no "sobe e desce" a testar o motor, a bateria estava a 1/4 com 30 e tal Kms no "bucho" e o motor não parecia o mesmo...ou isso ou as subidas eram (e são) mais lixadas. No fim voltei ao Rato e segui para a Estrela.

Quando devolvi o "grande burro" e montei na Timberlina parecia que estava a montar uma single speed! A sério! aproveitei e fiz o mesmo caminho que fiz qdo recebi a bicla a motor. Demorei mais 10 minutos (ou seja a diferença foi a subida do Junça). Fiz a descida da Infante Santo a 55Km/h, fiz uma média um pouco inferior junto ao rio pois o vento não ajudava e se em certas zonas ia a 35, noutras descia aos 20Km/h...fiz o viaduto e zás, a meio fui muito devagar e ali não é simpático andar com os carros em esforço a subir. Cheguei a Algés e tinha feito o mesmo tempo que no dia anterior tinha feito até casa...em meia hora, 10 minutos é 1/3 do tempo...é de pensar.

Como já tinha dito, gostei dos pneus, da travagem assistida, dos arranques e adorei DEVORAR subidas...aliás a assistência adiciona um "élan psicológico" que nos permite "atacar" as subidas como se não houvesse amanhã!

Não gostei do peso excessivo do conjunto e da autonomia no modo 4 (mas o fabricante indica quase 80 kms no modo 1).

Fiquem com mais algumas fotos do conjunto:
A bateria:


A tomada para ligar as luzes:



O motor no cubo da roda traseira:


A luz dianteira:



O mega-garfo e os mega-pneus:


1 comentário:

E. disse...

Que bela descrição. Fiquei com água na boca. Eu ando a pensar em instalar um kit chinês na minha "X", mas o BionX é de facto uma coisa diferente. Todavia, as minhas necessidades diárias são na ordem dos 15 kms para cada lado e tenho acesso a uma tomada ao longo do dia, portanto...