Fogões a alcool

Um post meu antigo que tinha aqui perdido:


À procura de uma alternativa ao transporte de bilhas de gás para fazer funcionar o fogão no campismo conheci um fogão que funciona a Alcool.
Há algum tempo que são utilizados nos países nórdicos, onde existem uns bem profissionais. Encontrei um amigo meu q usava um fogão destes para cozinhar refeições completas....e para várias pessoas!!! E com o conveniente de transportar um objecto mínimo, e tendo como combustível alcool, que é barato e se encontra em toda a parte.

Toda a gente já deve ter assado chouriço naqueles porcos de barro e sabe q usar alcool deste modo para fazer uma refeição é uma tarefa hercúlea....então como é q o fogão funciona??




O princípio do fogão é o seguinte: O alcool é colocado numa camâra cuja saída são apenas pequenos furos. Depois este é aquecido a tal temperatura que sai sob pressão pelos ditos furos. O poder calorífico do alcool é substancialmente superior qdo este sai sob pressão do que qdo está líquido.

Os tais fogões nórdicos vêm acompanhados de marmitas q aproveitam ao máximo o poder calorífico do alcool, quer seja através de barreiras anti-vento, canais de fluxo de ar, etc., etc....


Como ainda não vi destes fogões à venda, temos que fazê-los artesanais. Aprendi a fazer 2 tipos destes fogões a alcool....com apenas 2 latas de refrigerante (cada) e um caniv!!

Um mais simples que é fácil de fazer e rápido, mas que é mais dificil de encher de alcool posteriormente. O outro é um pouco mais complicado mas que facilita o enchimento á posteriori!

O primeiro consiste em juntar 2 fundos de lata, fazer um buraco maior a meio de um dos fundos (onde se enche de alcool), arranjar uma tampa para este buraco (um parafuso, um pau, etc.) e fazer pequenos furos no rebordo.

Para ambos os fogões têm-se de recortar o topo das 2 latas......




Para o mais complicado tem de se retirar o centro do fundo de uma das latas....aconselho a fazer isto antes de recortar o topo (para manter a rigidez da lata) e a fazê-lo por desgaste do material...eu recortei com a tesoura e arrependi-me pois ficou muito rude.







Depois corta-se a parte lateral da lata até mais ou menos 4 cm de altura (pelo código de barras por exemplo).







É importante manter a parte lateral para fazer o fogão mais complexo.



No fim ficamos com o seguinte:

2 "fundos" de lata e duas laterais. O simples tem um dos fundos com um pequeno buraco, o complexo um buracão (na foto)



A ideia é agora juntar os 2 fundos como se vê na foto. (NOTA: convém utilizar latas iguais.....apercebi-me q a Fanta Ananás é ligeiramente mais larga que a coca-cola ligth ;) )



Para facilitar convém dar um corte na lateral do fundo de lata q fica por cima.



Para finalizar o fogão simples basta fazer um furo no centro (para encher de alcool) e vários pequenos á volta do bordo:



Para o mais complexo há que cortar a lateral da lata que tinha sobrado pela altura do fogão já feito.



Enrola-se a lateral cortada e coloca-se no interior do fogão:



Para ficar melhor podem-se fazer uns pequenos grampos com o que resta da lateral para que não se mexa ao colocar no interior do fogão.





A lateral da lata vai criar uma sub-câmara dentro do fogão onde o alcool vai ficar armazenado. Quando aquecer sairá sob pressão pelos pequenos furos feitos no rebordo. Mas para isso a lateral da lata tem de ficar muito bem presa no interior de modo a q o alcool gasoso não fuja por esses buracos mas sim pelos furos!



Exemplo de um fogão a bombar......enchi o fogão de alcool e peguei fogo. Demora algum tempo a aquecer e durante esse tempo parece o dito assa chouriços.....mas depois de aquecer o suficiente começa a sair o alcool sob pressão e aparenta um bico de fogão!!!





Podemos arranjar várias alternativas a este fogão....por exemplo fazê-lo com latas de salsicha (maiores e mais robustos) e com furos na lateral...de modo a podermos colocar a panela no topo da lata!!!

Os fogões nórdicos têm uma tampa de modo a poderem levar o alcool sem entornar, e para apagarmos qdo nao queremos mais.........etc.

Aquele abraço"

Bons cozinhanços!

Sem comentários: