Acalmia de tráfego

Vamos brincar às diferenças...vejam as duas imagens abaixo e digam-me qual a diferença?





As duas imagens reportam 2 vias onde foram aplicadas medidas de acalmia de tráfego. A primeira foi feita de uma maneira mais decidida com uma chicane bem apertada e muita sinalética e a segunda é uma medida mais discreta, com àrvores desencontradas plantadas junto à berma a criar uma chicane bem menos pronunciada.

A segunda imagem é da Rua Manuel Agro-Ferreira na Costa da Caparica e a medida foi pensada pela CMAlmada com o propósito de reduzir a velocidade do tráfego automóvel nesta via de acesso à praia muito frequentada por ciclistas (é a continuação natural da rede de ciclo-vias) e por peões.


A Ana viu este vídeo no Nós por cá e apresentou-o aos demais.




Não é de espantar o desconhecimento destas medidas pelos cidadãos, e pelos vistos também já não nos espanta o mesmo desconhecimento por parte dos (alguns) jornalistas. Afinal a definição de chicane na wikipedia de língua inglesa difere e muito da mesma mas na Wiki da língua de camões.

Eu aconselho a das Livable streets....

Agora mais um joguinho das diferenças:



Eu não sei o que vocês vêem, mas aposto que os senhores da reportagem vêm:

i) o veículo eco-lógico de um senhor coitado que não tem culpa de que alguém de preferência estado ou autarquia não lhe tenha arranjado um lugar mais perto da sala e que não está a atrapalhar nenhum peão pois ele cabe NA BOA entre o carro e o muro e é o grande motor da economia e da saúde pública deste país!!!!

ii) uma árvore do "demo" causadora de acidentes horríveis e poluição extrema que ainda por cima vai conspurcar a estrada com sementes e vai chamar bicho!

Sem comentários: