Samhain


Estamos a aproximarmo-nos do Samhain.

Samhain é a noite em que nos despedimos da metade solarenga do ano e entramos na metade sombria...o sol está no ponto mais baixo no horizonte. Esta divisão do ano para povos agricultores é extremamente importante e cerimonialmente estes povos pagãos, nomeadamente os Celtas escolheram este Sabbat, em vez de Yule, para representar o Ano-Novo.

Em Samhain, o deus finalmente morre, mas a sua alma vive na criança não-nascida, a centelha de vida no ventre da Deusa. Isto simboliza a morte das plantas e a hibernação dos animais, o deus torna-se então o Senhor da Morte e das Sombras.


Samhain é um festival do fogo e é a entrada para a parte sombria e fria da Roda do Ano. É em Samhain que as fogueiras são acesas para que os espíritos do outro mundo possam encontrar os caminhos para partirem ao Outro Mundo (País do Verão).
É giro ver estes pequenos símbolos cerimoniais na vida das aldeias do nosso interior, para nos lembrar que nunca perdemos a nossa identidade pagã. A igreja cristã vendo que não conseguia alterar estes rituais mudou a cerimónia de todos os santos (All Hollows) para esta altura. (daí o All Hollow's eve -> Halloween)

Continuando...Samhain é altura ideal de lembrarmos com amor aqueles que partiram para o outro lado, por isso éconhecida por Festa Ancestral. Toda a família, ou grupo, se reúne para reverenciar os que já partiram. É muito comum neste Sabbat realizar-se uma ceia em silêncio, conectando-se com aqueles que já cruzaram os portais dos mundos.

É por isso também que lhe chamam a festa dos mortos. Os povos pagãos consideravam que nesta noite os véus que separam os mundos estão mais finos.

Espíritos bons e maus podem cruzar-se com os humanos, daí o costume de nos disfarçarmos de maus espíritos, fantasmas, bruxas de modo a enganarmos aqueles espíritos com quem não nos interessa cruzar.


O Jack O'lantern (a cara de abóbora) é uma das práticas mais conhecidas do all hollows'eve. A sua origem remonta às terras frias da Escócia e Irlanda. A abóbora é um fruto importante desta altura do ano, providenciando comida para o gado no Inverno. As máscaras escavadas do seu interior eram utilizadas para protecção pois as sombras criadas são assustadoras. A vela dentro da abóbora simboliza a luz interior que vem substituir a luz exterior. É a vitória do espírito sobre o material!

Em relação à bebida, a afamada "queimada galega" é a bebida ritual para a noite do Sahmain para os celtas do Noroeste peninsular. No concelho de Santarém é recuperada sob o nome de Champorrião. No resto do mundo celta a bebida mais simbólica é a Sidra.

Na agricultura é a altura ideal para recolher os frutos dos bosques, os cogumelos, apanhar as abóboras e de estrumar e fazer as plantações para o resto do ano.
"Quem planta no Outono leva um ano de abono"



Feliz Samhain

Sem comentários: