no comments...

Hoje levei uma mega-apitadela de uma "jovem" sem razão aparente. Foi uma apitadela daquelas que nos tiram do sério, pois circulamos numa descida já perto do limite de velocidade, existe um contínuo, uma escola, e um cruzamento, mas a "donzela" decide usar a sua buzina de camião para dizer ao ciclista que ele tem de encostar para a sua tonelada de status passe sem problemas. Já não costumo ligar, mas desta vez não deu...perguntei: "o que foi?", ao que ela berra "chega-te para o lado, pah"!

Claro que 100 metros depois está parada no semáforo, paro e pergunto-lhe se valeu a pena... o que me respondeu não tem nível para entrar neste post.
Vim a pensar o resto do caminho o que deu a esta sociedade para subverter por completo esta noção da utilização do espaço público. Invertemos por completo a pirâmide da hierarquia de circulação, dando maior prioridade a quem mais prejudica. O que passa na cabeça desta gente quando "atacam" quem lhes está à frente, especialmente se este é um peão ou uma bicicleta? Porque é que estes "falsos lentos" têm de ter a via aberta se são eles quem atravanca tudo em engarrafamentos enormes?



Basta circular pelas ruas de Lisboa, pelas ruas dos seus arredores para ver altos atropelos à circulação nomeadamente causados pelo estacionamento desregrado. Mas até aqui o senso-comum já está "muito à frente"!! Num passeio na Junqueira cheio de carros estacionados, onde uma senhora a circular no passeio apitou para uma velhota que ia a circular à sua frente para se despachar havia um recado no pára-brisas do primeiro carro que dizia: "Que falta de civismo: assim trancou o acesso a todos os outros carros. Com esta falta de educação nunca avançaremos"

Para quem escreveu este recado, o facto de estarem a utilizar o único espaço onde o peão ainda pode circular não é falta de civismo....apenas quando alguém atrapalha o acesso ao seu carro é que é falta de civismo!! Afinal já é normal um carro mal estacionado e em cima do passeio!

Vinha a pensar nesta inversão de valores quando choco com o oposto: encontrei a Louise, uma simpática Canadiana de 61 anos que estava a passear de bicicleta Portugal. Estava a 2 dias de partir para as terras frias e ia aproveitar para visitar a baía do Seixal. Partilha comigo o mesmo gosto pela bicicleta e em especial a do cicloturismo. Tem uma bicla com 15 anos e aprecia-a mesmo sem suspensões e outras cenas fancys...tal como eu e a minha Timberlina X!!.

Um verdadeiro espírito livre que apareceu para iluminar o meu dia!

Obrigado Louise!

Sem comentários: