Voodoo commuting catalog

São cada vez mais as marcas a colocar nos seus catálogos biclas criadas com o propósito do commuting. É a resposta a um mercado emergente, a uma quantidade de pessoas que pretende deslocar-se de bicicleta com maior conforto.

O que estas bicicletas têm de diferente em relação às que já existiam?
Coisas simples que fazem toda a diferença, por exemplo:

- Guiadores mais altos e largos.
Em condução desportiva são pouco práticos, mas para quem deseja circular em cidade pode adoptar uma posição mais descontraída e menos cansativa.

- Apoios para porta-bagagens à frente e atrás.
Para um óbvio incremento da capacidade de transporte.

- Apoios e espaço para guarda-lamas integrais, assim como para uma protecção da corrente.
Numa utilização onde a protecção aos elementos é prioritária em relação ao peso total do conjunto, estes são um must.

E existem tantas outras alterações que tornam a utilização da bicicleta em cidade mais confortável, tais como um banco mais confortável, rodas maiores, mudanças no cubo (mais limpo e menos manutenção), quadro rebaixado para facilitar montar e desmontar, etc., etc.. Se puderem acrescentar mais façam-no por favor.
Se me perguntarem se é necessário uma bicla destas para fazer commuting, respondo-vos que não. Qualquer uma serve...na Holanda utilizam maioritariamente as pasteleiras antigas.
Agora que ajuda, lá ajuda.

Eis o exemplo da "voodoo" que propõe as "Agwe" e a "Marasa", vendidas em portugal via fizzbikes.
A primeira é uma single-speed com um guiador todo voodoo (mais para o estilo e deslocações pequenas em zonas planas):



A segunda já se parece mais com uma bicla clássica com mudanças, o que permite maiores deslocações, sendo óptima para couriers, commuters, touring, etc. segundo o site da marca.
P.s.: a maior parte das biclas criadas para commuting e/ou touring não tem o quadro em alumínio...mas sim em aço cromo-molibdénio...porque será? maior rigidez, apesar de maior peso?

2 comentários:

Ranger Bob disse...

Um bom quadro em aço não é muito mais pesado que um em alumínio, e é bastante mais confortável. O aço absorve muito mais as vibrações e pancadas que o alumínio.

Gonças disse...

Já andei em biclas de alumínio que rangiam por todo o lado. E tem de ter cabeças de direcção mais grossas para ter a mm resistência do aço. A soldadura tb é mais difícil. Sendo assim qual a vantagem do alumínio?? gramas?