TENHO UM S.U.B.

Não, não é um S.U.V. dito com a pronúncia beirã, mas sim uma Sports Utility Bike!
Sábado foi dia de labuta e o Bruno montou-me um free radical na Timberlina.
Conhecedores do meu gosto genuíno por este produto, ele e a Ana da Cenas a Pedal cederam-me um para testar durante dois meses.
A montagem do kit é relativamente simples, apesar de ser aconselhado a montagem por um profissional. Tem que se trocar os cabos do travão traseiro e do desviador, para além de se incrementar a corrente.
Como a minha transmissão já tinha uns bons kilómetros em cima (nem digo há quanto tempo ando com aquela corrente e carretos!!!) aproveitei para pedir ao Bruno que me substituisse a cassete, e mais tarde colocarei novos pratos à frente.
O Bruno gosta mesmo de mecânica de bicicletas e tem gosto e paciência para desmanchar todas as pecinhas, limpá-las e lubrificá-las. Acho que poupei uns kilitos à paleta da limpeza da transmissão. ;oP
Por falar em pesos, como ia fazer esta alteração e testar o free-radical, aproveitei para pesar os vários componentes:
A GT (com ferramentas) pesa 15 Kgs
conjunto porta-bagagens, guarda-lamas traseiro e alforges, 4Kgs
O peso distribui-se da seguinte forma pelas rodas:
7Kgs na da frente
12Kgs na traseira
o conjunto total cifra-se nos 19Kgs com mais 7Kgs de "carga" que costumo carregar (muda de roupa, material para duche e almoço) prefaz 26Kgs de "arrasto".
O Kit extracycle (a extensão do quadro, una racks verticais, o snap-deck de madeira e os alforges) pesam uns impressionantes 4,5Kgs! Pouco mais do que o conjunto anterior e é bem maior e leva bem mais carga!
Hoje era dia de domingada e lá fui dar uma volta com o pessoal da ciclo-via.org.
O "handling" é um pouco diferente. O peso fica distribuido de forma diferente pelas rodas em relação à bicicleta "normal". Sinto a direcção ligeiramente mais pesada, mas com o passar do tempo já nem noto. É como se estivesse a andar na bicicleta sem o Kit. (ainda não levei carga para testar).
Sacar cavalo é muito difícil, senão impossível, visto a distância entre eixos ser tão grande (a roda traseira está 37 cms mais afastada), mas a tracção em subida melhora substancialmente. Fizémos uma subida em gravilha e foi canja.
A meio do teste reparei em algo errado. Era o eixo da roda traseiro que estava desalinhado, o que não permitia que se prendesse correctamente no kit. Desenrasquei com uma anilha do Enzo, mas tenho que arranjar a roda.
Desconfio de que a GT aguentou estes últimos anos num frágil equilíbrio das suas peças móveis. A verdade é que os barulhos parasitas são poucos, o material está relativamente afinado, mas se se mexe muito percebe-se que os 15 anos de muito andamento estão lá. O desviador dianteiro tem uma grande folga, mas as mudanças entram bem, os "rapid-fires" têm algumas falhas mas já estou habituado, a roda traseira sofreu bastante, etc.
Mas vou aproveitar também para ir modificando estes acessórios aos poucos. A roda traseira vai ser a minha prioridade. Quero encontrar algo que me permita circular com segurança com a carga que o free radical me permita. Isto implica cubo, aro e raios robustos, e já agora com travão de disco que este kit tem lá o suporte para o dito.
to be continued....

Sem comentários: