Espaço público

Já faz uns meses (desde que o verão decidiu nos visitar) que o pessoal decidiu reinvindicar a rua para nós. Sem nenhum género de organização ou combinação, começámos a montar espontâneamente uma esplanada à beira da estrada, "sacrificando" um lugar de estacionamento, que é supostamente público. Sentamo-nos lá por pequenos períodos, de manhã, à hora de almoço e à tarde. É engraçado ver as reacções de quem passa. A ideia geral é de que é extremamente agradável e que assim é que deveria ser, mas também há quem ache "mal" estarmos a utilizar o espaço que "é dos carros".
É uma ideia mais que enraizada, de que o espaço alcatroado perto dos passeios é reservado ao estacionamento dos automóveis, é um direito consagrado na mente das pessoas, é um dado aquirido a partir do momento em que se compra um carro!

Hoje acharam o meu discurso "radical" por considerar que o espaço ocupado pelo automóvel equivalia ao que nós ocupamos na "esplanada ilegal". Isto porque tivémos que nos afastar para um carro sair. "Não sejas radical, então onde é que as pessoas pôem os carros??". Sim, é um problema, a colocar ANTES de comprar o dito! Isso para mim é que é radical!

O verdadeiro problema está quando não se consegue descobrir o problema! Desta forma nunca se vai resolver!

Se calhar se todos nos puséssemos assim e assim as ideias começavam a ficar um bocadinho mais no sítio não?? Uma boa ideia para matutar e assentar que isto é de todos nesses cornos! No bom sentido claro ;o)

Sem comentários: