Carro ecológico?? Não existe carros ecológicos!

Publicidade da Renault Espanha:



paródia feita à publicidade:



Na Noruega, um organismo estadual de regulação publicitária rejeita a utilização de termos como "verde", "ecológico", "ecological friendly", etc. aplicada à publicidade de automóveis.

"Cars cannot do anything good for the environment except less damage than others," Diz Bente Oeverli, director(a) do organismo referido.

Toda a informação naREUTERS

Para terminar:
"Carros a motor jamais serão ecológicos.

A razão é simples: o aproveitamento de energia: Um automóvel “leve” é um equipamento que pesa 1,5 tonelada e serve para transportar uma pessoa de 70 quilos.

Mesmo se a ocupação do veículo for total (o que deve acontecer em cerca de 1% de todos os deslocamentos feitos por um automóvel), a proporção objeto transportado X objeto que transporta é absolutamente irracional.

Uma pessoa em um automóvel gasta pelo menos 15 vezes mais energia para mover o próprio carro do que para deslocar o seu corpo.

O motor a combustão (etanol, gasolina, diesel, óleo reciclado, etc) tem impacto directo sobre o planeta e sobre a vida humana, sendo o principal responsável pela poluição atmosférica nas cidades. Fontes ditas “limpas”, como a energia elétrica, também tem profundo impacto ambiental. A construção de fábricas e barragens são obras responsáveis pela destruição de ecossistemas inteiros.

Um veículo ecológico é aquele que maximiza o gasto de energia e minimiza seu impacto no ambiente. Um autocarro a diesel, com motor bem regulado e circulando por corredores exclusivos com 60 pessoas dentro é muito mais ecológico do que um Ecosport que só leva uma pessoa e é utilizado para percorrer distâncias curtas."
in "Apocalipse motorizado"

INCHA

Sem comentários: